segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chuva, inverno e Belém do Pará




A foto não é minha, é da Silma, minha sócia... ela é de Macapá, no Amapá e eu, bom, como vocês sabem não sou Paraense, nem Amapaense...
Nasci no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo. No RS temos as 4 estações bem definidas. No Pará temos 2 estações, não tão bem definidas assim! É a densidade pluviométrica quem define se estamos no inverno ou no verão! Isso causa, na minha cebeça, até hoje uma certa confusão, pois além de reduzir as estações pela metade elas ainda funcionam com o hemisfério Norte, ou seja, ao contrário das estações no hemisfério Sul. Mas o que isso significa na prática? Simples: quando é verão em Belém é inverno em Porto Alegre. Simples dessa forma! Nesse caso, a confusão acontece: falo com minha familia no RS e eles me contam que estão de casaco, cachecol e meias grossas, em pleno inverno gaúcho e eu aqui, em Belém de saia e camisetinha! E quando eles estão derretendo no abafado verão gaúcho eu aqui, em pleno inverno. Inverno? Na minha cabeça isso não "fecha"!
Aqui as estações (2) são Inverno e Verão, só que as descrevemos assim: no verão chove todo dia e no inverno chove o dia todo! Um dia desses eu conversava aqui, com algumas pessoas que são da região e me disseram que o Natal não tem tido clima de Natal, pois não fica mais nublado e chuvoso nesse período, só tem sol! E eu que achava que isso era normal! Fui criada com pleno verão no Natal! hhahaha Agora que começou mesmo a chover, a inundar os canais e as ruas à tarde, escuto por aí: "Ah, agora sim, o Inverno chegou!"...
É... assim é o Pará, assim é Belém... e minha cabeça tem que se adaptar a isso também, já que, apesar dos 10 anos aqui (quase isso mesmo!), ainda não me adaptei a esse detalhe tão importante!!!

Tchau gente! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário