![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1IWK7ReBQK4u7OsOtRhv65Fwha5oVWAAzloYd4LlNYPBYRzjORz3W_o1KfPQ3MU0dNQ6_Bgl8QxAfWdOOU3bPjM1XvGP4jZsei9hmkACSNkfCCL-wTdj0W3tOticrFXVUQMuizFlWQvMG/s320/autodocirio.jpg)
Uma Opera devota nas ruas da Cidade Velha
O “Auto do Círio” começou em 1993 e, desde então, traz beleza às ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, sempre na sexta-feira que antecede o domingo do Círio de Nazaré. Artistas profissionais, amadores e de ocasião, participam de uma grande festa popular que faz homenagens à padroeira do Pará. A dança, a música, o carnaval e o teatro são recursos usados para manifestar a devoção à Virgem. O projeto foi criado pelo Núcleo de Artes das UFPA/ETDUFPA e exercita a prática do teatro nas ruas de Belém. O objetivo principal é resgatar a produção cultural na época do Círio de Nazaré e revitalizar o centro histórico da Cidade Velha.
A Montagem conta com a participação de atores de várias companhias de teatro, dançarinos, e outros artistas locais, desempenhando diferentes papéis e mostrando as várias formas de manifestação da arte paraense. Uma platéia ambulante acompanhou a dramatização das cenas em cinco atos e percorreu todo o roteiro da Cidade Velha. “A idéia era carnavalizar o encontro entre o profano e o religioso no Círio de Nazaré, por isso a inspiração no carnaval”, diz Miguel Santa Brígida, o Diretor do Espetáculo.
Além do elenco composto por 150 pessoas, cerca de 200 cantores, dançarinos, atores, músicos, artistas plásticos, artistas circenses e outros artistas realizam um encontro emocionante onde o ápice é o encontro de todas as artes.
Texto extraído de http://www.paramais.com.br/outubro2006/auto_do_cirio.html
Hoje são 09/10/2009 e eu vou! Tu vais? Pois devia!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário