domingo, 19 de julho de 2015

Pedalar nas grandes cidades

No Fantástico de hoje, 19/07/15, uma reportagem sobre o uso das ciclovias e o respeito e desrespeito com os ciclistas! Muito boa! Eu mesma uso bastante a bicicleta e me indigno com as mesmas coisas que a reportagem está mostrando. Os motoristas não querem abrir mão desse espaço,os ciclistas também não querem cumprir as leis de trânsito... a coisa está confusa! Para mim é fácil, cada um no seu lugar, se respeitando e respeitando a legislação! Simples assim!


Na foto eu e o Erick, colega de trabalho com quem pedalei! A foto foi ele quem tirou, como podem ver!
Mas voltando ao papo, todos saem ganhando, como é que não veem isso?
Ganha o motorista, porque tem um carro a menos nas ruas para ele dividir o espaço e ganha o ciclista porque não pega congestionamento, cuida da saúde, contribui para reduzir o aquecimento global, se sente mais integrado à natureza... são várias coisas!
O que não pode acontecer é você decidir pedalar para melhorar o mundo (sim, isso também melhora o mundo!) e encontrar alguém parado de carro na ciclovia, como já aconteceu comigo! Aí o ciclista tem que ir para a rua, ou então alguém que invade a faixa da ciclovia para ultrapassar outros carros ou até coisa pior, tipo jogar o carro para cima!

Mas tem que se respeitar!!!
-

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A caminho do Cinza!!!

Pois é, pessoas! Nessa semana comecei o processo para acinzentar meu cabelo! É a cor que está fazendo sucesso, que está em uso agora!

Nossa, mas dá trabalho! Começa hidratando, depois descolore, depois descolores de novo, hidrata outra vez... agora corta (porque não é só a cor, é o corte também!), depois lava, seca, modela... fim da primeira etapa... Bem, para quem não me conhece é difícil imaginar essa trabalheira porque não sabe que sou morena! Mas estou grisalha! E todo mês aplica tintura na raiz, e no outro de novo... na verdade a cada 3 semanas, porque meu cabelo cresce muito! Mas hoje estou loura! hahah Não me imaginava loura, mas estou! Os próximos passos é ir tonalizando devagar, com um matizados roxo... é isso mesmo, roxo. Não ficarei roxa não, mas ele irá ajudar a cortar o amarelado do louro para deixar cada vez mais cinza!

Estou ansiosa para que isso fique legal! E para que acabe, porque dá um trabalho! heheh

domingo, 5 de julho de 2015

Arrastão da Pavulagem

Belém tem dessas coisas! Apesar de eu morar aqui há muitos anos (muitos mesmo, 14!!), nunca havia ido a um Arrastão do Pavulagem e adorei! Bem, quem me motivou foi a Maricota, que ouviu nas notícias que elas sairiam na última vez desse ano, já que só acontece nas festas juninas e disse que queria ir lá, recordar de uma vez que fez isso!
Antes de contar a experiência dela, quero contar o que é o animado Arrastão! Essa tirei do site deles: http://arraialdopavulagem.org/instituto/

O Instituto Arraial do Pavulagem é uma organização autônoma da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2003. Ao longo de sua existência, o Instituto tem desenvolvido ações de educação cultural na Amazônia que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional, com uma leitura contemporânea através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica. Em quase uma década de atividades, o Instituto coloca na rua seus principais projetos: os cortejos de cultura popular Cordão do Peixe-Boi (último domingo de março), Arrastão do Pavulagem (junho) e Arrastão do Círio (outubro). Os cortejos somam-se a oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras e shows, que valorizam e propagam as manifestações artísticas da Amazônia.
O Arrastão do Boi Pavulagem é o cortejo que representa a quadra junina, uma das festas mais populares da cultura brasileira, em que são homenageados os santos católicos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, respectivamente em 13, 24, 29 e 30 de junho, celebrados com o fogo das fogueiras de rua que simbolizam os ritos arcaicos pagãos relacionados à colheita farta, proteção e fecundidade.Enriquecido e reinterpretado por elementos indígenas e africanos, o período junino agregou uma riqueza de elementos simbólicos, envolvendo a culinária, o vestuário, a religiosidade e as brincadeiras, cuja essência vem sendo mantida com o passar dos tempos.Nesse contexto, o Arrastão do Pavulagem contribui para manter viva a memória oral tradicional, tão importante para a formação da identidade das novas gerações, em particular aquelas que vivem condicionadas ao espaço urbano, trazendo para partilhar com o coletivo a herança do folguedo do Boi-Bumbá, bandeiras de santos, mastro, bonecos cabeçudos, ritmos, cores, danças, cantos e cheiros característicos da região, com o intuito de reunir e alegrar a cidade.Os cortejos são realizados nos três últimos domingos de junho e no primeiro domingo de julho, contando com a participação de representantes de manifestações culturais de outros municípios paraenses e artistas convidados. 

Bem, eu achei que citando seria muito melhor do que eu descrever, porque na minha descrição entra o seguinte:

É DIVERTIDO!!!! É MUITO DIVERTIDO!!! O trajeto é pequenininho, mas a diversão é garantida!

E ela fez muita festa, bateu palmas, cantou, aproveitou mesmo para matar as saudades!
Hoje ela escolheu um chapeuzinho branco, para combinar com tudo, de acordo com ela! Está linda na foto, não acham?
Como ela tem andado muito esquecida, hoje foi um dia especial para as lembranças que esse passeio lhe trouxe, desde os passeios que fez com o Lula, meu sobro (não é o tal Lula que vocês conhecem, ex Presidente), uma pessoa muito legal, boa gente, até coisas que comia à época! Também serviu para diminuir a vergonha que sente de ficar em público na cadeira de rodas, de comer em público porque às vezes deixa cair um pouco da comida...
Lembrou da filha Eliane, que adora risotos e essa foi a escolha dela para o almoço! Lembrou da filha também quando escolheu tomar um cappuccino tradicional e da outra filha ao lembrar do quanto gosta de dançar! Lembrou do filho, que lhe aconselha a passear e que se diverte com ele quando fala coisas para ela rir!
Foi um passeio e tanto e a nossa menina agora dorme, dorme feliz com as lembranças que lhe voltaram à mente e de ter tido pertinho de si as pessoas de quem gosta, mesmo que ali, na memória!