sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Auto do Cirio

O Auto do Círio.
Uma Opera devota nas ruas da Cidade Velha


O “Auto do Círio” começou em 1993 e, desde então, traz beleza às ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, sempre na sexta-feira que antecede o domingo do Círio de Nazaré. Artistas profissionais, amadores e de ocasião, participam de uma grande festa popular que faz homenagens à padroeira do Pará. A dança, a música, o carnaval e o teatro são recursos usados para manifestar a devoção à Virgem. O projeto foi criado pelo Núcleo de Artes das UFPA/ETDUFPA e exercita a prática do teatro nas ruas de Belém. O objetivo principal é resgatar a produção cultural na época do Círio de Nazaré e revitalizar o centro histórico da Cidade Velha.

A Montagem conta com a participação de atores de várias companhias de teatro, dançarinos, e outros artistas locais, desempenhando diferentes papéis e mostrando as várias formas de manifestação da arte paraense. Uma platéia ambulante acompanhou a dramatização das cenas em cinco atos e percorreu todo o roteiro da Cidade Velha. “A idéia era carnavalizar o encontro entre o profano e o religioso no Círio de Nazaré, por isso a inspiração no carnaval”, diz Miguel Santa Brígida, o Diretor do Espetáculo.
Além do elenco composto por 150 pessoas, cerca de 200 cantores, dançarinos, atores, músicos, artistas plásticos, artistas circenses e outros artistas realizam um encontro emocionante onde o ápice é o encontro de todas as artes.

Texto extraído de http://www.paramais.com.br/outubro2006/auto_do_cirio.html

Hoje são 09/10/2009 e eu vou! Tu vais? Pois devia!!!!
Cá estou eu...
Mais uma forma de me expressar... estou gostando dessa brincadeira!
Sou gaúcha e vivo em Belém há 9 anos! Gosto tanto daqui que me considero Paraúcha!
Adoro Maniçoba, Vatapá, Açaí, Cupuaçu, Bacuri... ai, melhor parar a lista porque enche a boca d'água! Mas também não posso deixar de lembrar do meu Chimarrão, da Cueca Virada, Arroz de Carreteiro, Pastelina, Churrasco... hum... tantas delicias!
Isso traz algumas complicações para a vida, porque é complicado ser de um lugar tão, tão distante e continuar a gostar das coisas de lá, que não tem aqui....
Tem-se que dar um jeito!!! heheh